A TEXSAN nasceu de uma história de paixão e respeito pelo mundo das cervejas artesanais. Amante das cervejas produzidas pelo método artesanal, em 2007 resolvi que era hora de produzir minha própria cerveja. Já em 2008 tive a grata surpreza de ver minha primeira criação, uma cerveja de trigo - tipo WEISS - ser premiada no III Concurso Nacional das ACERVAS, em sua categoria. A TEXSAN WEISS terminou o concurso em segundo lugar, sendo vencedora uma cerveja produzida na Argentina. Mas esta história não termina aqui...

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Da cerveja ao pão

A cerveja é quase tão antiga quanto o pão.
O mais aceito é que tenha sua origem na antiga Mesopotâmia, mais precisamente na Suméria, atual Iraque (achou que lá só tinha guerra ?). A cerveja surgiu por acaso, quando umas pessoas estavam fermentando uma massa de cereais para fazer o pão, que já era um alimento do dia a dia dos povos da Antiguidade. A fermentação dessa massa de cereais acabou produzindo uma bebida que levou o nome de Cerevisia, provavelmente em homenagem à Ceres, deusa da agricultura.

Dia desses resolvemos inverter o processo, e fizemos da cerveja o pão.
O Pão de Cerveja Texsan utiliza: bagaço de cevada e trigo (utilizados no cozimento da cerveja Texsan Weiss), farinha de trigo, ovo, fermento cervejeiro (retirado diretamente do fermentador), cerveja Texsan Weiss, sal e azeite.



















O resultado ficou impressionante. Um pão macio e aromático. Recheado com calabresa (inteira) e fatiado se transformou em um excelente acompanhamento para degustar uma Weiss.













A receita, desenvolvida a quatro mão com meu brother Jr, só envio a pedidos... rsrsr

Um comentário:

  1. Show de bola o blog Erickids! Parabéns! Me manda seu e-mail que o Zanini tá me mandando uma porrada de matérias sobre cerveja, que eu vou encaminhar pra vc! Vou mandar também o link do vitelo com molho de Texsan procê publicar! abs

    ResponderExcluir